DITR 2023 - Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural

18/09/2023

O ITR é o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural, tributo federal que deve ser declarado e pago anualmente pelos proprietários de terras em áreas rurais através da DITR.

Estar com esta declaração em dia é pré-requisito para que os proprietários tenham acesso a crédito e seguro rurais.

O prazo para entregar a DIRT é até o último dia útil do mês de setembro de 2023, sendo cobrada multa por atraso após este prazo.

A instrução Normativa da RFB nº 2151 de 10/07/2023 dispõe sobre a apresentação da DIRT referente ao exercício de 2023 ano-base 2022, e elenca quem está obrigado a entrega da declaração.

Para fins de exclusão das áreas não tributáveis da área total do imóvel, o contribuinte deve apresentar ao IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis o Ato Declaratório Ambiental – ADA.

O prazo de entrega do ADA é até o último dia útil de setembro de 2023.

Com a entrega do ADA o proprietário rural reduz o valor do ITR, pois as áreas de interesse ambiental efetivamente protegidas não são tributadas. São elas:

• áreas de preservação permanente (APPs);

• áreas de reserva legal (ARL);

• áreas de reserva particular do patrimônio natural (RPPN);

• áreas de interesse ecológico;

• áreas de servidão ambiental;

• áreas com cobertura de florestas nativas; e

• áreas alagadas para fins de abertura de reservatório de usinas hidrelétricas.

Quer saber mais? Entre em contato com APOIAR CONTABILIDADE & CONSULTORIA LTDA.

fone: (51) 3939-9525

e-mail: contato@apoiarcontabilidade.com.br