Informes de Rendimentos


22/02/2021

Informe de Rendimentos é um documento que deve ser fornecido pelas fontes pagadoras, sejam elas empresas, bancos ou corretoras de valores, operadoras de planos de saúde e também pelo INSS a todos os seus beneficiários que tiveram rendimentos tributáveis durante ano anterior. É o documento mais importante utilizado pelos contribuintes para realizarem suas declarações de imposto de renda. Os dados servem para a Receita Federal cruzar informações, saber quanto você pagou de imposto ao longo do ano passado e verificar se houve ou não sonegação.

No informe de rendimentos fornecido pelas empresas aos seus empregados, ou prestadores de serviço (pessoas físicas ou jurídicas) deve constar, além do total de rendimentos pagos no ano anterior, os valores de imposto de renda retido na fonte, (PIS, COFINS e CSLL retidos na fonte, no caso de pagamentos a pessoa jurídica), o total de contribuição para a previdência social, valores pagos a planos de saúde e pensões alimentícias.

Já os informes referentes a investimentos enviados pelos bancos ou corretoras, devem conter dados sobre a conta corrente, poupança, previdência privada ou qualquer outro investimento realizado pelos contribuintes.

O prazo para entrega desse documento é o último dia útil do mês de fevereiro, portanto nesse ano de 2021, o prazo se encerra na próxima sexta-feira, dia 26.

As empresas podem entregar esse documento aos seus empregados enviando-o por email, ou mesmo pelo correio, principalmente no caso de empregado já desligado da empresa e que não se tenha informação de contato. Caso não receba até essa data, você deverá solicitar ao seu empregador que disponibilize o documento.

Os bancos, as corretoras e as operadoras de planos de saúde podem disponibilizar o documento através de seus sites, e podem ser acessados através de sua conta, mas também é possível solicitar uma versão impressa em sua agência. Lembrando que se você tiver conta corrente ou investimentos em mais de um banco ou corretora, é preciso obter os informes de todas as instituições onde mantém recursos, e o mesmo em relação aos planos de saúde.

Já os aposentados e pensionistas do INSS podem obter o seu informe de rendimentos, pela internet, acessando a página ou o aplicativo MEU INSS, lembrando que é necessário ter uma senha para fazer o acesso e caso não a tenha, basta seguir os passos informados na página, para obtê-la.

Importante saber também que os informes de rendimentos são disponibilizados no site da Receita Federal, no portal e-cac. Até o ano de 2020, somente era possível acessá-los com certificado digital, mas a partir de 2021 também é possível fazê-lo utilizando o código de acesso, que pode ser gerado, seguindo as orientações disponibilizadas no portal.

É preciso  estar atento aos informes recebidos, revise, confira se os dados estão corretos e se os valores estão de acordo com o que você recebeu ou pagou durante o ano anterior. Caso identifique alguma divergência solicite que a fonte pagadora faça a correção e lhe envie um novo documento, pois qualquer dado incorreto pode ocasionar problemas junto à Receita Federal.

    Compartilhar:
  • WhatsApp
  • Facebook