Recursos da contabilidade para as empresas do Simples Nacional


13/10/2020

Você sabe como funciona a contabilidade para empresas do Simples Nacional e de que forma o seu negócio pode se beneficiar dela?

Saiba que é indispensável contar com apoio especializado para lidar com questões contábeis e tributárias.

Afinal, você não fica livre de obrigações como imposto de renda somente por estar enquadrado no Simples Nacional.

E cometer qualquer erro pode prejudicar o seu negócio e impedir que ele cresça da forma esperada.

Mas, com apoio de uma contabilidade moderna, todo o processo fica mais simples e ágil.

E isso não significa ter custo alto. Pelo contrário.

Ficou curioso? Siga com a leitura e descubra as vantagens e recursos da contabilidade para empresas do Simples Nacional.

Importância da contabilidade para empresas do Simples Nacional

Lidar com a legislação tributária (e toda a burocracia que a envolve) é um dos pontos mais desafiadores de quem empreende.

Com tantas leis e normais, fica difícil manter os processos legais em ordem ao mesmo tempo em que se realiza a gestão do negócio no dia a dia.

E isso vale também para empresas do Simples Nacional, que incluem as seguintes categorias:

  • Microempresa
  • Empresa de pequeno porte.

Mesmo com a simplificação dos tributos em uma única guia de contribuição (justamente a proposta do Simples Nacional), há ainda uma série de processos que devem ser mantidos.

Emissão de notas, declaração de faturamento e pagamento de funcionário são alguns exemplos básicos. 

É nesse cenário que ganha destaque a contabilidade para empresas do Simples Nacional.

É por isso que o apoio de uma assessoria especializada faz toda diferença quando falamos em uma gestão de negócios assertiva e eficaz.

A partir do serviço de contabilidade, você tem mais segurança para conduzir os processos da empresa e pode se dedicar à linha de frente: fazer o seu negócio crescer no mercado.

Recursos da contabilidade para as empresas do Simples Nacional

Nas linhas a seguir, descubra os principais recursos da contabilidade para empresas do Simples Nacional.

Planejamento tributário

A complexidade da legislação tributária brasileira é uma das mais significativas barreiras entre empreendedores.

Por isso, é essencial contar com o apoio de um profissional especializado que faça o planejamento tributário para você.

E sim, isso vale inclusive para empresas do Simples Nacional.

Mesmo que a modalidade ofereça uma tributação simplificada, o planejamento tributário é importante para manter a saúde financeira, reduzir custos e até mesmo planejar a expansão do negócio.

Assessoria tributária

Outro serviço da contabilidade é a assessoria tributária, que dá suporte ao empreendedor quanto ao enquadramento da empresa e suas obrigações no pagamento de impostos.

Nesse sentido, a assessoria atua como um facilitador da tomada de decisão e garante que a empresa enquadrada no Simples Nacional não deixe de lado nenhum processo importante.

Pagamento de impostos em dia

Empresas que optam pelo Simples Nacional também devem manter o pagamento de impostos em dia.

Um benefício que pode ser mencionado, por exemplo, é automatizar o cálculo dos tributos que, se feito de forma inadequada, pode gerar multas e juros.

É importante ter em mente que, no Simples Nacional, os tributos são simplificados por meio de uma única contribuição: o Documento Único de Arrecadação (DAS).

A contabilidade auxilia no processo de pagamento e de outras obrigações, como é o caso da declaração anual de faturamento para quem é MEI, por exemplo.

Emissão de nota fiscal

A emissão de notas fiscais eletrônicas também é um recurso importante da contabilidade para empresas do Simples Nacional.

Geralmente, as empresas contábeis oferecem emissor próprio de notas, proporcionando maior agilidade para o empreendedor ao emitir notas de seus clientes.

No sistema, também é possível verificar informações armazenadas de notas emitidas anteriormente, caso seja necessário consultá-las.

Apoio na entrega de obrigações acessórias

Quando falamos em obrigações acessórias, existe uma série de processos que uma empresa do Simples Nacional precisa realizar.

É o caso da entrada da Declaração de Informações Socioeconômicas (DEFIS) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

    Compartilhar:
  • WhatsApp
  • Facebook